segunda-feira, 6 de junho de 2011

Análise de Scott Pilgrim Contra o Mundo


De certa forma o trabalho de um crítico é fácil (ou no meu caso, mais fácil ainda, pois nem isso sou por completo). Arriscamos-nos pouco, e temos prazer em avaliar com superioridade os que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama com críticas negativas que são divertidas de escrever e ler; mas a dura realidade que nós críticos devemos encarar é que no quadro geral, a mais simples porcaria talvez seja mais significativa do que nossa análise. Mas a vezes que um crítico arrisca de fato alguma coisa, como quando descobre e defende uma novidade. O mundo costuma ser hostil aos novos talentos, às novas criações. O NOVO PRECISA SER INCENTIVADO.”

Chegando aos créditos finais de “SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO”, o novo filme do diretor e escritor Edgar Wright, mesmo diretor de filmes aclamados como “Chumbo Grosso” (Hot Fuzz – 2007), e “Todo mundo quase morto” ( Shaun of the dead – 2004), encontro-me embasbacado com a extrema qualidade que presenciei. Para quem, como eu, acreditava que “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” de Michel Gondry era o ápice dos filmes pop/teens de qualidade sobre o amor, com seu roteiro fabuloso e completamente nonsense, “Scott Pilgrim Contra o Mundo” mostra ser a obra prima deste estilo.

O que fazer quando a garota de seus sonhos tem problemas com os ex-namorados? Se você for um universitário, rockeiro ou geek (nerd), nada mais natural do que se tornar um super herói e combater todos os "exs" maléficos. Em Scott Pilgrim contra o Mundo, encontramos nosso herói na honrosa missão de combater os sete ex- namorados de sua amada - Ramona Flowers- para poder ter seu coração.
Protagonizado por Michael Cera e baseado na aclamada história em quadrinhos, homônima, de Bryan Lee O’ Malley, o filme traz em seu elenco algumas estrelas.
Dentre elas estão: Alison Pill, Johnny Simmons, Kieran Culkin, Anna Kendrick, Chris Evans, Jason Schwartzman.

Apesar de sua roupagem pop, o filme de Edgar Wright, não é só uma comédia cheia de ação e humor refinado para o público jovem, e por que não, nerd. Scott Pilgrim também é um filme de conhecimento do amor e todas as formas possíveis que encontramos para lutar por ele. É incrível que independente do seu estilo, sua idade, ou trajetória de vida, você com certeza irá se identificar com o enredo deste filme, e eu, caro leitor, não tenho o menor receio de concordar com o crítico de cinema e cinéfilo gaúcho Maurício Saldanha, que “Scott pilgrim contra o mundo” é um dos melhores filmes do ano.

Michael Cera, na pele de Scott Pilgrim, com certeza faz seu melhor trabalho nesta produção. Como protagonista, ele comanda o ritmo frenético desta película, hora inocente, hora bravo e valente. Mostra-se um ator cheio de nuances, e convence como um “psedo super herói”, com um carisma e humanismo que eu não vi nem em “Homem Aranha” de Sam Raimi ou “Batman” de Christopher Nolan.

Meus amigos leitores, este é um filme baseado em quadrinhos, que foram baseados em um vídeo game, mais fabuloso da história do cinema moderno. Você sai da sala de cinema com a sensação que também pode ser um super-herói mesmo sem super-poderes, você sai da sala de cinema com a sensação de que realmente pode fazer a diferença, mesmo sendo um cara normal, uma sensação que só havia presenciado no cinema assistindo “Kick Ass”.

Portanto, se uma dica final posso me dar o luxo de deixar para vocês, é: Assistam Scott Pilgrim Contra o Mundo, um filme com romance, ação, comédia, com temática infantil feita para adultos, e deixem que o cinema leve vocês a um mundo de fantasia e boas sensações.

Nenhum comentário: