O melhor lugar para se viver não necessariamente, é o lugar mais lindo, ou mais rico, em suma, a compreensão das pessoas é muito variada, pois onde uma pode ver flores, outra pode ver espinhos. Não podemos usar um lugar como comum ao agrado de todos. Poderia descrever centenas de lugares agradáveis, de se viver, mas o que pra mim pode ser ótimo e satisfatório, para outros pode ser fútil e irrelevante.
No filme “Casa De Cachorro” de Thiago Villas Boas, para os moradores de uma favela, o melhor lugar para viverem era debaixo do viaduto da Ceagesp, um lugar insalubre, sujo. Porém somente lá, arranjaram emprego, construindo casas de cachorro, por isso era tão “agradável” a eles. Já na peça infantil de Fernando Ochôa, para a princesa ruiva, personagem principal da trama, o melhor lugar do mundo para se viver, seria o “reino azul”, pois lá, diferente de onde ela vivia, tinha água.
Acredito que um pais onde não houvesse fome e miséria, tivesse educação básica para todos e não só alguns, onde existisse igualdade plena entre homens e mulheres, que fosse reduzido a mortalidade infantil, que todas as gestantes tivessem controle de saúde, onde fossem combatidas doenças como aids e malaria, que houvesse qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e por fim, que todos trabalhassem pelo desenvolvimento (assim como dizem as oito metas do milênio), com certeza esse pais seria o melhor lugar para viver. Porém, infelizmente, nada disso acontece com totalidade em nosso mundo. Portanto, é assim que concepções diferentes de um lugar perfeito surgem.
Estamos vivendo uma época difícil, onde pessoas que deveriam cuidar para que essas necessidades básicas fossem cubridas, há uma enorme negligência por parte dos governantes, que fingem que o quadro social alarmante não existe. Esse inaceitável ato esta deixando cada vez mais o povo pessimista, em relação ao lugar em que reside. Pois onde era para ser um lugar ideal de se morar, por falta de infraestrutura, o país acaba tornando-se quase que insuportável de se morar.
Um comentário:
o melhor lugar do mundo pode ser qualquer lugar, só depende da companhia...
tu acha que o teu lindo castelo britão cheio de ouro e luxo teria alguma graça se tu estivesse lá sozinho? não! o ser-humano não aguenta ficar sozinho, e por isso que eu digo que não importa onde eu esteja, desde que esteja com quem eu gosto
^^
beijos
Postar um comentário